Conhecer o mercado em que atua é fundamental para empresas que desejam se destacar e gerar valor ao seu cliente. Manter-se atualizado e antecipar tendências é mais ainda. Como responder às mudanças que surgem no ambiente de negócios e crescer com eficiência? Líderes empresarias cada vez mais utilizam a inteligência de mercado para suportar decisões estratégicas com maior assertividade.
Inteligência de mercado é uma área do marketing que utiliza o processamento e análise de dados para obter insights que auxiliam os processos de planejamento e operação de um negócio. A prática não é nova e vem sendo aperfeiçoada por mais de 60 anos. No entanto, foi com a internet e o avanço das plataformas digitais de pesquisa e processamento de dados que mais informação se tornou acessível ao público e permitiu intensificar seu uso (e importância) em empresas de todos os tamanhos, setores e regiões de atuação.
Talvez sua empresa ainda não tenha um setor ou equipe dedicada para o tema, mas provavelmente você já deva ter realizado algum tipo de pesquisa e análise para embasar uma decisão de investimento em uma nova linha de produto, por exemplo. A metodologia, a experiência e a forma como as informações são disseminadas dentro da sua organização podem determinar o sucesso da empreitada. Assim, reunimos nesse post 5 motivos para sua empresa investir em inteligência de mercado e deixá-la sempre um passo à frente da competição:
Agilidade para agir e reagir
Ser ágil nos dias atuais é característica determinante para negócios sustentáveis. O monitoramento constante do comportamento do mercado, padrões de consumo de clientes e competidores permite que empresas possam se movimentar de forma mais rápida. Movimentar-se nesse contexto significa realizar mudanças e/ou ajustes no planejamento estratégico, mercados de atuação, processos, estruturas organizacionais e outros mais.
Criar o match perfeito
Munido de informações que ampliem o conhecimento sobre gostos, comportamentos e desejos de seu cliente, é possível criar produtos e experiências de compra totalmente desenhadas para conquistá-lo. Isso permitirá que você se diferencie no mercado, aumentando a retenção e criando fidelização à marca. A capacidade de identificar desejos que não são atendidos hoje é outro fator importante para gerar novas oportunidades de negócio.
Capacidade de inovação
Ao analisar o ambiente externo, tendências e projeções, a inteligência de mercado expande, por si só, a capacidade e o processo de inovação da empresa. Os insights gerados alimentam não só as equipes de pesquisa, desenvolvimento e inovação com informações adicionais que podem reduzir custos e tempo, mas também demais áreas envolvidas na jornada do cliente, para criarem uma melhor experiência com o produto.
Utilizar seus recursos de maneira inteligente
Organizar estruturas de vendas, especialização e capacitação de colaboradores, orçamentos de marketing eficientes em atendimento e custo são alguns do desafios anuais da maioria das empresas. Sabendo onde estão seus clientes, seu potencial de compra, como acessam e compram seus produtos pode facilitar muito o planejamento e gerar reduções consideráveis de custos. Mais uma vez todas as áreas podem se beneficiar e obter ganhos com uma melhor inteligência de mercado.
Aprender com os outros
Aliando à inteligência competitiva, o conhecimento e a análise de dados sobre táticas e estratégias de concorrentes ou empresas com perfil semelhante permite identificar bons e maus exemplos, erros e acertos, forças e fraquezas, além de avaliar impactos, oportunidades e riscos inerentes ao negócio. Tudo isso antes de qualquer tomada de decisão.
Lembre-se: Inteligência de mercado é vantagem competitiva!
Dados e informações confiáveis são os maiores aliados para maximizar seus resultados!
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