sendinblue-code:c697569866240a5b8c767a0429fc8379 k=rsa;p=MIGfMA0GCSqGSIb3DQEBAQUAA4GNADCBiQKBgQDeMVIzrCa3T14JsNY0IRv5/2V1/v2itlviLQBwXsa7shBD6TrBkswsFUToPyMRWC9tbR/5ey0nRBH0ZVxp+lsmTxid2Y2z+FApQ6ra2VsXfbJP3HE6wAO0YTVEJt1TmeczhEd2Jiz/fcabIISgXEdSpTYJhb0ct0VJRxcg4c8c7wIDAQAB
top of page
Foto do escritorBorealBrasilAnalytics

Fonte solar fotovoltaica deve ultrapassar 33 GW em capacidade

Considerando os empreendimentos centralizados outorgados e a capacidade instalada em geração distribuída, a fonte deverá ultrapassar os 33 GW até 2025.


A geração de energia a partir da radiação solar continua em franca expansão no país e deverá ser a segunda fonte mais utilizada nos próximos anos. Embora hoje represente apenas 5% da matriz elétrica, possuindo em torno de 8,9 GW instalados entre geração centralizada e distribuída, a fonte solar fotovoltaica deverá mais que duplicar até 2025 de acordo com estudo realizado por nossa equipe.


Atualmente existe mais 24,3 GW em geração solar centralizada outorgada e autorizada pela ANEEL para implantação no Brasil. Deste montante, parte já se encontra em construção e outra ainda em etapa de projeto (obtenção de licenças ambientais, aquisição de equipamentos, etc.). Conforme os prazos estipulados em suas autorizações, todo este montante deverá estar operacional até o fim de 2025.


Considerando ainda a expansão da capacidade através da geração distribuída, que até o fim de maio deste ano já havia instalada mais de 1,1 GW (média de 220 MW/mês), a fonte solar fotovoltaica deverá representar 14% da matriz em 2025, se consolidando como um dos principais recursos para geração de energia elétrica renovável.


Na figura abaixo podemos verificar a projeção da matriz elétrica brasileira considerando os ativos já em operação e em construção (base junho/21):

Legenda: UHE: Hidrelétricas; UTE: Termelétricas; EOL: Eólicas; UFV: Solar Fotovoltaica; PCH/CGH: Pequenas Centrais Hidrelétricas; UTN: Nucleares.


Importante salientar que esta é uma projeção considerando os dados atuais do setor que poderá ser alterada conforme o desenvolvimento do mercado, tal como os leilões programados para este ano, abertura do mercado livre (ACL) e demais políticas energéticas adotadas.



Quer acompanhar a evolução dos principais setores de energia com dados organizados, inteligíveis e atualizados diariamente?


Conecte-se já com o Orbis, nossa plataforma de inteligência de mercados e vendas.



Acelere suas vendas com inteligência e eficiência! Usuários do Orbis possuem acesso a mais de 25.000 ativos dos setores de indústria, energia e infraestrutura, além de obterem informações detalhadas de mais de 12.000 projetos e investimentos.


Conheça e agende já sua demonstração totalmente gratuita com nossos especialistas!




36 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

コメント


bottom of page