O mês de junho registrou o maior volume recente de requerimentos de outorga (DRO) despachados pela ANEEL. Foram mais de 725 despachos emitidos, chegando a 30 GW em potência instalada. Os empreendimentos de geração solar fotovoltaica responderam por 88,8% do total.
Acesse aqui o material completo, com análise e relação das empresas com maior quantidade de projetos no mês de junho/21.
A empresa com maior quantidade de projetos, em termos de potência instalada, foi a JPNR Negócios Corporativos. A empresa de engenharia e infraestrutura com sede na cidade de Leme/SP, obteve os requerimentos para mais de 6,3 GW em projetos localizados 11 estados.
No período analisado, 49 empresas obtiveram DRO para seus projetos. O perfil destas vem variando bastante, sendo desde players tradicionais do setor até novos entrantes de setores da indústria e empresas de engenharia.
Os estados da Bahia, Ceará e Minas Gerais compõem o top 3 em potência instalada dos empreendimentos com DRO emitida em junho. Confira neste snapshot da plataforma Orbis:
Desde outubro de 2020, um mês após a aprovação da MP 998/20 que, dentre outros itens, prevê a extinção gradual dos descontos nas Tarifas de Uso do Sistema de Distribuição (TUSD) e Tarifas de Uso do Sistema de Transmissão (TUST) para projetos de energias incentivadas (ex.: solar, eólica, biomassa) que solicitarem outorga nos próximos 12 meses e entrarem em operação nos 48 meses seguintes, houve um aumento exponencial nos pedidos de DRO. Veja no gráfico acima a evolução do montante, em GW, emitido mensalmente.
O despacho possibilita que o desenvolvedor ou parte interessada prossiga com o processo de licenciamento ambiental do empreendimento, bem como obter informações de acesso à rede de distribuição ou rede básica para escoamento da energia gerada. O DRO também é necessário para empresas que queiram cadastrar seu projetos no leilões de energia do ambiente regulado (ACR).
O setor de geração de energia é um dos setores monitorados pelo Orbis, plataforma de inteligência de mercado da Boreal Brasil Analytics. Através do Monitor de mercado, os usuários podem acompanhar a evolução dos principais mercados, identificar empresas/investidores e seus projetos, consultar ativos e muitas outras funcionalidades.
Agende já uma demonstração com nossos especialistas: