Ocorreu nesta quarta feira, 07 de abril, o primeiro leilão da "Infra Week" com a concessão de 22 aeroportos localizados nas regiões Norte, Nordeste, Centro-Oeste e Sul. O resultado foi positivo e acima do esperado pelo Governo Federal, que levantou 3,3 bilhões de reais mesmo diante de todos os impactos causados pela pandemia no setor aeroportuário.
O grupo CCR foi o grande vencedor, arrematando os blocos Sul e Central com ofertas que representaram um grande ágio frente aos valores mínimos. A Vinci Airports arrematou o bloco Norte com ágio de 777%. Participaram ainda do certame outros 5 grupos: Pátria Investimentos, Aena Desarrollo Internacional, Consórcio Aerobrasil (CCR / Zurich Airports), ACI (Corporación América International), Consórcio Central Airports (Socicam / XP Infra III).
Confira a seguir o resumo preparado por Renato Arabage, nosso analista de mercado, com as principais informações e desdobramentos do leilão:
Com as recentes conquistas, o grupo CCR se consolidou como o maior operador privado de aeroportos no país. Considerando os 15 aeroportos arrematados e sua participação no consórcio BH Airport, a companhia é responsável pela operação de infraestruturas que movimentam aproximadamente 11% dos passageiros no Brasil. A Vinci Airports também ampliou sua fatia, atingindo 6% de participação.
As concessões deverão demandar em torno de R$ 6 bilhões em investimentos na expansão, modernização, manutenção e operação dos ativos ao longo de 30 anos.
Ainda nesta semana da "Infra Week" serão leiloados o trecho da Fiol, ferrovia de 537 quilômetros na Bahia e mais cinco terminais portuários.
Quer ter acesso à informações detalhadas e organizadas de investimentos, projetos, ativos e empresas do setor de infraestrutura?
Conheça nossa plataforma de inteligência de mercado e acelere já suas vendas com eficiência!
São mais de 10.000 projetos mapeados em diversos segmentos da indústria, energia, infraestrutura. A mais completa base de dados para você prospectar clientes e oportunidades de negócio.
Comentarios